28 de jul. de 2012

Unhas: Retirar ou não retirar as cutículas?




Aqui no Brasil é a coisa mais comum do mundo retirar a cutícula, existem até as exageradas que pedem para “cavucar” bem fundo a fim de tirar até o último pedacinho. Mas será que especialistas concordam com isso? Como é em outros locais do mundo? Qual é a melhor forma de cuidar da beleza e da saúde juntos?

Para médicos e especialistas o ideal é não retirar, empurrar é o suficiente já que essa camada protege de fungos e bactérias e a matriz ungueal, que forma a unha. Dessa forma, manter a cutícula é sempre recomendado do ponto de vista médico. Em alguns locais do mundo é proibido a remoção da cutícula em manicures, portanto não estranhe se for em algum país e a manicure simplesmente se recusar.

A melhor maneira de ter unhas lindas e ainda manter a saúde é utilizar cremes hidratantes para cutículas e somente empurrar elas. Óleo de cravo, pomadas como Bepantol, cremes hidrantes específicos e outros ajudam bastante a deixar a unha linda sem retirar a cutícula.

Para quem tem alergias ou costuma utilizar produtos que podem ser agressivos a pele o certo é NUNCA retirar as cutículas, já quem não tem nenhum trabalho assim e não possui muitas restrições pode continuar retirando a cutícula, mas sempre com muito cuidado e usando seu próprio alicate, ou em locais que tenham produtos esterilizados.


0 comentários: